banner school

DICAS &

REFLEXÕES

Os 4 “Ps” da Rotina de Estudos

Assim como existem os 4 “Ps” do Marketing, há, também, os 4 “Ps” do bom gerenciamento da rotina de estudos: Paciência, Ponderação, Produtividade e Persistência. Paciência – Nem sempre o efeito daquilo que se estuda é rápido. Manter-se focado e dedicado é a receita para conquistas. Ponderação – Não se desespere diante de obstáculos e continue sereno em seu aprendizado. Produtividade – Você deve aprender o máximo de conteúdo em aula e fora dela, com disciplina e força de vontade. Persistência – Muitas vezes um sonho pode demorar um pouco mais para se tornar realidade. E é com persistência que se chega a ele. Todas essas características não vêm de berço e podem ser adquiridas e desenvolvidas com bastante treinamento dia após dia.

Realizando um Bom Acompanhamento de Aula

Da mesma maneira que um bom professor tem seus pilares principais para oferecer uma boa aula, o estudante também deve possuí-los ao assistir às aulas. No momento em que você estiver assistindo às aulas, preocupe-se com quatro fatores importantes: Motivação – Cada aluno se motiva a seu modo. É importante não criar empecilhos para si com atitudes que não levam a um bom desempenho. Assimilação – Verifique como está ocorrendo o aprendizado do conteúdo em cada aula. Para tópicos mais problemáticos, ações fora da aula são necessárias. Organização – Cada professor deve ter a sua parte separada e bem organizada no fichário ou caderno. Materiais auxiliares, como resumos e tabelas, devem estar sempre presentes. Atenção – Durante as aulas, foco total no que está sendo ensinado é muito importante.

Estudando com Motivação Sempre!

Durante o período de estudos intensos a força de vontade será sua melhor companheira. Mas, às vezes, a motivação teima em sofrer algumas quedas. Seguem algumas dicas para você se manter motivado: Evite acúmulo de matérias – Sem disciplina e organização nos estudos há uma boa chance de as coisas saírem do controle. O volume de matéria acumulada atrapalha a regularidade dos estudos. Não trace metas inatingíveis – Não exagere no otimismo na hora de programar suas atividades de estudo. Sinta qual é seu ritmo de estudos e faça uma boa divisão de seu tempo. Não se abale com nota ruim – Considere essas notas baixas como um diagnóstico importante dos pontos em que deve evoluir. Crie seus próprios desafios – Se durante a semana você cumprir com suas metas e até as superar, recompense-se. Pense em algo que lhe faça bem e dê esse prêmio a você mesmo. Tenha momento de lazer – Pequenos momentos de lazer são importantes para a sua manutenção de uma dia a dia saudável. Positivismo e ânimo – Procure ficar próximo de pessoas positivas, que queiram se dedicar a algo maior e persigam o sucesso sempre.

Melhorando com os Erros

Na fase de preparação com os simulados, os erros cometidos são tão valiosos quanto os acertos. Cada erro que você comete pode indicar uma mudança para melhor. Anote e classifique seus erros. Distração – Poderiam ser evitados com uma revisão rápida das contas e da parte conceitual presente nos enunciados das questões. Interpretação – Para diminuir, fação uma segunda leitura rápida dos enunciados. Tempo – Ser forçado a chutar questões fáceis no final da prova é um dos piores erros. Controle seu tempo de maneira rigorosa. Conhecimento – Anote-os e volte para os cadernos e livros procurando pela teoria ou técnicas de resolução. Trauma – É mais fácil aumentar sua pontuação geral através de um esforça em matérias das quais você não gosta do que em matérias que gosta mais. Nervosismo – Manter a calma é essencial para que os outros erros também diminuam.

Boa Preparação com Bons Hábitos

Existem alguns bons procedimentos e hábitos que, se realizadas e aproveitados durante sua preparação, facilitarão o aprendizado.

1. Anote todas as aulas e observações do professor de forma organizada;
  2. Anote as aulas de forma rápida para aproveitar as explicações;
  3. Faça resumos e esquemas do que você estudar;
  4. Em cada exercício resolvido, procure extrair pontos importantes para exercícios parecidos;
  5. Preste muita atenção e participe efetivamente das aulas;
  6. Estude a matéria dada em aula de preferência no mesmo dia;
  7. Estude os assuntos mais difíceis primeiro;
  8. Escolha um local silencioso e organizado;
  9. O estudo diário e com disciplina facilitará seu desenvolvimento acadêmico;
  10. Aproveitando o atendimento de professores e monitores e, também, batalhe para sanar as dúvidas sozinho;
  11. Antes de cada aula, verifique o conteúdo que será ministrado para antecipar problemas;
  12. Chegue mais cedo para refazer seu planejamento de estudos do dia;
  13. Em Exatas, praticar as demonstrações entendendo a lógica desenvolvida;
  14. Estudar pelos materiais sugeridos pelo professor é muito eficaz para focar naquilo que é mais importante;
  15. Participe das aulas extras;
  16. Boa parte de sua preparação ocorrerá fora da sala de aula. Queira sempre mais e sinta-se desafiado a melhorar sempre.

Siga-nos!
UNIDADE 1