A importância da Educação Infantil na Socialização

Nos últimos dois anos vivemos um momento atípico em relação a nossa vida em sociedade, nossa socialização.

O fato de ficarmos isolados, nos fez perceber o quanto precisamos conviver e estabelecer relações saudáveis para nossa saúde mental e física.

Já dizia Tom Jobim: "... é impossível ser feliz sozinho..."

Com nossas crianças não é diferente.

Através das relações criadas na Educação Infantil elas aprendem a lidar com todo tipo de sentimentos, sejam eles bons ou ruins.

Isso é fundamental para a formação e o desenvolvimento das crianças.

Quando um aluno é inserido em um grupo, ele se sente pertencente a aquele meio. Sendo capaz de emitir sua opinião, se entendendo como pessoa, com suas próprias vontades e desejos.

Normalmente é aí que muitos conflitos acontecem e a criança aprende vivenciando experiências que vão se repetir ao longo da vida.

Nesse momento, nosso papel como pais e educadores é trabalhar tantas deficiências existentes em nossa sociedade, como:

Empatia ( capacidade de se colocar no lugar do outro)

• Cooperação ( habilidade de trabalhar em grupo)

• Expressão ( habilidade de dialogar, conversar e debates sem ofender o outro)

• Respeito ( senso de humanidade)

O trabalho em parceria da escola e da família, é essencial para formarmos crianças que se tornem adultos pensantes, com opinião e que respeitem os demais.

É só assim que vamos conseguir transformar nosso mundo, em um mundo muito melhor.

Bianca

Pedagoga