A Importância da Lição de Casa

Será que a Lição de Casa é mesmo importante? As pesquisas em neurociência cognitiva (a ciência da aprendizagem e educação) dizem que SIM!!!

A Lição de Casa é uma oportunidade que o aluno tem de aprimorar o seu conhecimento, além de ser um momento para aprender a administrar seu tempo e desenvolver o hábito de estudar. A Lição de Casa desenvolve responsabilidade e senso de organização.

Na Lição de Casa, o aluno tem a oportunidade de rever diversos assuntos trabalhados em sala de aula no seu próprio ritmo, observar detalhes, refletir sobre suas dificuldades, levantar e testar suas hipóteses para solucionar os mais diversos problemas.

Todos esses processos são fundamentais para que ocorra a aprendizagem.

Mas... como fazer para a Lição de Casa não se tornar um “problema” em casa? Fazer a criança estudar em casa é uma tarefa, muitas vezes, difícil, porém, necessária. O ato de estudar e de realizar a Lição de Casa precisa se tornar um hábito.

Dessa forma, a participação dos pais, com apoio e supervisão, tem papel fundamental na educação e desenvolvimento da criança. Quando os pais participam constantemente da vida escolar da criança, esta passa a ter uma visão positiva, interpretando como se a tarefa fosse algo bom e prazeroso.

Algumas dicas para estudar em casa:

· Estabeleça um horário e um local tranquilo, arejado e bem iluminado;

· Na hora da Lição de Casa, nada de celular, tablet ou televisão; é preciso concentração;

· Quando for estudar, leve todo o material necessário, assim não terá que interromper o estudo para buscar algo que faltou;

· Não se preocupe com os erros; são eles que nos fazem aprender;

· Descanse, para um melhor rendimento dos estudos; a mente precisa estar descansada.

Algumas dicas para os pais:

· Não realize as atividades pelo(a) seu(a) filho(a); elas foram elaboradas para a criança exercitar-se;

· Estimule seu(a) a realizar a Lição de Casa, mostre os benefícios de estudo e a necessidade de dedicação;

· Não cobre tanto, cada um tem seu tempo de aprendizado;

· Reconheça as vitórias e os acertos de seu(a) filho(a), elogiando-o(a);

· Em caso de erros, evite brigar; ao contrário, incentive-o(a), mostre que você acredita em seu potencial;

· Demonstre interesse pelo que está sendo realizado; motivação é sempre importante.

Ter consciência de que a Lição de Casa é um caminho a mais para ampliar o conhecimento do aluno é fundamental.

Andréa Muniz

Formação: graduação em Pedagogia e pós-graduação em Psicopedagogia