A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA EM NOSSAS VIDAS

A linha de pensamento mais comum entre os alunos, ao se depararem com um problema de matemática, seja na escola ou em qualquer lugar, é “quando eu vou usar isso?”


A pergunta é pertinente!


Nosso conhecimento deve ser colocado em prática e não apenas acumulado. Por sorte, nossa resposta é: Mais freqüente do que imaginamos.


A matemática está presente no dia a dia de todos nós, mesmo que não percebamos.


Uma das funções mais interessantes é o desenvolvimento do raciocínio. Resolver problemas não é um mero juntar números e concluir um resultado.


A principal meta é desenvolver a lógica, para mais adiante conseguir ( estudantes ) pensar de maneira rápida e independente em situações do dia a dia.


Outra situação é quando a carreira que se pretende seguir, pois o uso da matemática pode ser aplicado de diversas formas, tais como: orçamentos, porcentagens, cálculos de impostos, negociações, distâncias, preços, proporções, dimensionamentos, análises, entre inúmeras aplicações.


A matemática está presente em todas as áreas, por exemplo, um psicólogo pode estudar e usar estatística em sua profissão.


Em bancos, matemáticos são fundamentais em diversas áreas.


Sem que percebamos a matemática estará presente durante toda nossa trajetória profissional e pessoal.


Enfim, penso que devemos incentivar todos jovens a experimentar essa arte tão bela e útil a nossa sociedade, pois um País desenvolvido possui uma matemática de excelência.


Podemos dizer de forma bem matemática:

“o sucesso de uma nação é diretamente proporcional a seu investimento de educação”.


Professor Ronaldo Lugli

26 anos de atuação na área

Licenciatura em Matemática

Especialização em Modelagem Matemática

Mestrado pela UNESP – Rio Claro

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo