Falando de VACINAS!

Por que as vacinas são tão importantes?


A vacinação é considerada uma das mais importantes intervenções em saúde pública nas últimas décadas, alcançando grandes marcos na erradicação e controle de doenças no Brasil e no mundo, reduzindo mortes e sequelas.


É sempre melhor prevenir uma doença do que tratá-la.


Doenças que costumavam ser muito comuns, incluindo a paralisia infantil, sarampo, difteria, coqueluche, rubéola, caxumba, tétano, rotavírus e outras, podem ser prevenidas por vacinação.


Como a vacina protege?


As vacinas contêm antígenos (vírus ou bactérias) inteiros ou fragmentos destes, mortos ou enfraquecidos (chamados atenuados). O sistema imune é exposto a estes antígenos que estimulam a ativação das defesas, sem causar a doença. Assim sendo, ao receber uma determinada vacina, o sistema imunológico produz anticorpos que levam à imunidade contra essa doença. Em outras palavras, uma vacina é um substituto mais seguro para a primeira exposição de uma pessoa à uma doença. A pessoa recebe proteção sem ter que ficar doente.


Você sabia que:

• Os bebês pequenos são imunes a muitas doenças porque têm anticorpos que receberam de suas mães durante a gestação e através do aleitamento materno? No entanto, essa imunidade vai desaparecendo durante o primeiro ano de vida. Por isso, várias vacinas são feitas neste período. O intuito é ativar o sistema imune do bebê contra doenças preveníveis.

• Se uma criança não vacinada estiver exposta a um agente infeccioso, o seu sistema imunológico pode não ser suficientemente forte para combater a doença? Antes das vacinas, muitas crianças morriam de doenças que as vacinas agora previnem, como coqueluche, sarampo e paralisia infantil. Estes agentes infecciosos ainda existem, mas por conta da proteção que as vacinas conferem, não vemos essas doenças como antes.

• A imunização individual de crianças também ajuda a proteger a saúde de nossa comunidade?

• As doenças imunopreveníveis (que podem ser evitadas por vacinas) têm um impacto financeiro muito grande, resultando em consultas médicas, hospitalizações e óbitos prematuros?


Vacina é só para crianças?

NÃO. Cada faixa etária tem um calendário específico. Sempre que falamos em vacinas, pensamos em bebês e crianças. No entanto, adolescentes, adultos e idosos também devem ser vacinados. Existem vacinas específicas para adultos, por exemplo a vacina contra Herpes Zoster.


Atualmente, com a pandemia de Coronavirus, muito se fala sobre pneumonia. Você sabia que adultos devem ser vacinados contra pneumonia bacteriana?

Informe-se. Converse com seu médico. Busque informações seguras e confiáveis. População vacinada é população saudável.



Dra. Mariana Pia Gizzi Machado Arbex

Pediatra e Intensivista Pediátrica

CRM/SP: 93.074

RQE: 19104

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Residência médica em Pediatria e Medicina Intensiva Pediátrica pela Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto – SP


Proprietária da Clínica Arbex

Sócia proprietária: Premium Vacinas


Apoio: Premium Vacinas

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo