Leitura

Mario Quintana uma vez disse que os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem“. Começo com essa frase porque ela diz muito sobre a importância da leitura, que vai muito além da aquisição de conhecimento. Quem lê fala e escreve melhor do que quem não cultiva esse hábito. A leitura aumenta o vocabulário e proporciona experiências únicas para cada leitor. Estimula a imaginação e a memória, melhora a capacidade de interpretação do mundo. Aprimora a comunicação, mantém o raciocínio ativo e proporciona ao leitor conhecimento amplo e diversificado sobre os mais variados assuntos.


Para falar a verdade, não vejo nada além de benefícios na leitura. Segundo alguns estudiosos a ela pode até mesmo proteger o cérebro de doenças autodegenerativas, uma vez que estimula o funcionamento cerebral e auxilia na concentração, produtividade e criatividade. Pode afastar preocupações momentâneas e desenvolve a empatia, uma vez que nos permite conhecer o mundo através da visão e vivências de outras pessoas.


Sem contar que , em um mundo como o nosso atual, ler é também um ato de resistência, é uma forma de resistir à desinformação, pois um leitor consciente tem um senso crítico muito mais apurado e, portanto, não acredita em qualquer coisa dita por qualquer um.


Se até agora eu não consegui te convencer a desenvolver esse hábito, deixo aqui as palavras de alguns especialistas no assunto para te incentivar a iniciar o quanto antes:


"A leitura traz três poderes mágicos: criatividade, inteligência e empatia", pontua Cressida Cowell, escritora de literatura infantil e autora da série Como Treinar Seu Dragão.


"A leitura, na verdade, tem muitos benefícios terapêuticos. Seu cérebro entra em um estado meditativo, um processo físico que retarda o batimento cardíaco, acalma e reduz a ansiedade", diz a biblioterapeuta Ella Berthoud.


"Ler é um conjunto adquirido de habilidades que literalmente muda o cérebro", ressalta a neurocientista Marianne Wolf. "Permite fazer novas conexões entre regiões visuais, regiões da linguagem, regiões de pensamento e emoção", completa.


Eu poderia ficar por horas listando as inúmeras vantagens que a leitura nos proporciona…


Mas que tal você descobrir por si só? A leitura abre portas para novos mundos. Permita-se!!!



Professora Tânia Yuri Moreira


Formada em Letras, (Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura, Escrita Criativa, Autoescrita e Escrita Terapêutica.

99 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo