O inverno e os cuidados com a saúde

Atualizado: Ago 10

O solstício de inverno começou no dia 21 de Junho no Brasil, o que marca um período de dias mais curtos e frios e noites mais longas. Nesse ano, em específico, temos enfrentado temperaturas muito baixas e deparamo-nos com a preocupação da saúde dos membros da nossa família. Em plena pandemia da COVID-19, a rotina do nosso dia a dia tornou-se restritiva, mas a prática de hábitos saudáveis deve ser mantida, a fim de favorecer o nosso bem-estar físico e mental.


Vamos falar um pouco de práticas saudáveis nessa época do ano:


Vestuário: roupas quentinhas e cobertores saem dos armários para nos aquecer nesses dias frios. Como medida de prevenção de doenças infecto-contagiosas e alérgicas, como rinite ou asma, recomenda-se a lavagem desses itens antes de seu uso.


Ambiente: apesar das temperaturas baixas, deixar as janelas abertas para circulação do ar e otimizar a iluminação natural reduzem o acúmulo de ácaros e vírus. Nessa época de pouca chuva, o acúmulo de poeira também se torna maior, o que pode ser minimizado com uso de panos úmidos para limpeza. Fumar não faz bem à saúde, principalmente se for um hábito praticado dentro de casa: a fumaça impede a circulação do ar e traz dificuldades respiratórias para nossas crianças e familiares. Para aumentar a umidade do quarto das crianças, use umidificadores durante um período curto, ou bacias com água, principalmente à noite.


Alimentação: pelo maior gasto energético a fim de manter a temperatura corporal, a tendência é de consumir alimentos mais ricos em gordura. No entanto, frutas, verduras e oleaginosas devem prevalecer em nosso cardápio para aprimorar o desempenho do sistema imunológico e prevenir o envelhecimento da pele. Procure manter as refeições variadas e coloridas, com frutas da época ricas em vitamina C, como morango, mexerica, laranja e limão; vegetais como brócolis, cenoura e repolho; além de nozes, castanhas e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes. O consumo de líquidos de 2-3 litros por dia é fundamental para nossa hidratação, pois a baixa umidade nessa estação do ano aumenta o risco de doenças respiratórias e da pele. Dar preferência à agua natural ao invés de sucos artificiais ou refrigerantes, que contêm açúcares e sódio em excesso.


Pele: devido à baixa umidade do ar, a pele fica mais ressecada e precisamos mantê-la hidratada para evitar a dermatite atópica. Banhos rápidos com água morna ajudam a manter a camada protetora da pele, em conjunto com cremes à base de ureia ou lactato de amônia. Esses podem ser usados ainda no banheiro, pois o vapor formado no ambiente auxilia na ação de hidratação. Apesar da baixa exposição ao sol, mantenha o hábito diário de uso dos filtros solares e protetores labiais.


Hábitos: a maior circulação de bactérias e vírus respiratórios nessa época do ano, aliada à alta transmissibilidade do vírus SARS-CoV-2, impõem a necessidade de evitar lugares aglomerados e fechados. Assim, a prática de atividades físicas ao ar livre, como caminhadas, andar de bicicleta ou passear com nossos animais de estimação, melhoram nossa condição cardio-circulatória, ajudam-nos a respirar melhor e reduzem as preocupações do dia a dia. Incentive as brincadeiras de seus filhos ao ar livre e as atividades físicas durante o dia!


Vacinas: nunca se falou tanto na importância das vacinas como nos dias de hoje. Além da imunização contra o vírus SARS-CoV-2, é fundamental a proteção contra os vírus respiratórios mais comuns dessa época do ano, como influenza e sincicial respiratório, causador da bronquiolite principalmente em crianças prematuras.

Por fim, lavem as mãos com frequência, pois essas são um dos maiores veículos de contaminação e devem estar sempre limpas para evitar a transmissão de doenças.


Aproveitem suas férias merecidas! Bom descanso!

Um grande abraço,



Mandira Daripa Kawakami


Médica neonatologista da UTI-Neopediátrica do Hospital Novo Atibaia


Mestre e Doutora pela Escola Paulista de Medicina- UNIFESP


Graduada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Puberdade!