Transmídia

Atualizado: Abr 27

Olá! Sou Julia Antenucci, estudei toda a minha vida no Colégio Atibaia e hoje estou cursando Rádio, Tv e Internet. Hoje vim aqui falar sobre um assunto que está tão presente no nosso dia a dia mas tão pouco discutido: Transmídia.

Tá, mas o que é “transmídia”? Vamos começar por aqui.

Transmídia é a junção e utilização de diferentes tipos de mídias para a criação de conteúdos que se complementam no mesmo universo. Ficou confuso? Vou te explicar então de uma forma que tenho certeza que você irá entender!

Você conhece a famosa série “The Walking Dead”? Então, ela e muitas outras séries podem ser um exemplo de “transmídia”. Você assiste a série e tem contato com a história, e então você ainda pode se aprofundar lendo as HQ’s (histórias em quadrinhos), e também pode acompanhar melhor o universo assistindo ao Spin-Off “Fear The Walking Dead” e outros. Além de todas essas expansões de um só programa, você também pode fazer os testes on-line para saber quem você seria em um apocalipse, ou jogar um jogo que se passa no mesmo universo. E aí? Você compreendeu o que é “transmídia”? Percebeu em como ela está diariamente presente na sua vida?

Essa é uma estratégia muito utilizada no marketing, pois o assunto que querem que a gente preste atenção estará presente em quase ou todos os meios que utilizamos, e seremos chamados ao que mais nos atrai. Cada mídia possui sua própria identidade, então o assunto tratado será passado à nós de maneira específica com a contribuição de cada uma dessas mídias; elas juntas se completam e tornam o engajamento e a mensagem muito mais forte.

E como ocorre a transmídia? Bem, primeiramente você vai precisar de uma história, um objetivo, a história é dividida em partes e/ou é expandida em outras histórias; tanto suas partes quanto suas expansões não se repetem, além de serem veiculadas por plataformas que melhor possam expressá-las. E então, as partes ou outras histórias menores e correlacionadas são distribuídas e veiculadas por outras plataformas que melhor possam expressá-las também. A transmidiação só irá ocorrer quando novos conteúdos de fato contribuam para a compreensão da história como um todo.

De forma resumida, a transmídia é uma lógica de produção, distribuição e consumo, visando a maior participação da audiência no conteúdo veiculado.

Mas sabe o que é mais legal da transmídia? Que ela não é só usada no cinema ou na propaganda, ela pode ser utilizada em diversos locais com diversos propósitos, inclusive na escola. Um aprendizado pode se iniciar em um livro e terminar em um filme, ou até em um jogo; esse método de se usar a “transmídia” pode resultar como um incentivo e motivação ao aluno, além de expandir a criatividade do mesmo. Consequentemente, a “transmídia” como meio de educação pode ter uma resposta de maior participação e interesse do estudante em determinado assunto.

Saiba mais em: